sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Esporte e Tecnologia

Em um amistoso entre a seleção paulista e carioca, que aconteceu no estádio Anacleto Campanela em São Caetano-SP foram testadas inovações tecnológicas para a arbitragem.
Uma das mais inusitadas foi a discussão de lances polêmicos durante a partida. Cada treinador tinha direito a pedir para revisar dois lances, uma a cada tempo, com o auxilio do replay. A jogada era vista pelos cinco árbitros e por um representante de cada equipe. Após a exibição, em um monitor ao lado do banco de reservas, o colegiado votava se a marcação do juiz deveria ser revista. O processo durava em média cinco minutos.

Além do direito dado aos jogadores de visualizar o replay de um lance polêmico, outras inovações foram testadas na partida entre as seleções paulista e carioca. O árbitro do jogo tinha um cartão azul, além do vermelho e do amarelo. Ele era utilizado para aplicar uma punição mais branda. Quando o jogador recebia essa advertência, ficava dez minutos fora do jogo.

Os técnicos também tinham o direito de fazer quantas substituições desejassem e os jogadores que saiam poderiam voltar em outra troca.

“Como teste foi interessante, mas precisamos ver isso em uma competição, em jogo valendo”, afirmou Sálvio Spinola, árbitro que trabalhou no amistoso. “Acho que existem pontos positivos e os negativos. O principal positivo é a alternativa de legitimar o resultado. Se conseguirmos fazer algo mais ágil, melhor ainda”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário