segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Os dois universos da Cibercultura


O ambiente cultural e comunicacional moderno proporcionado pela Cibercultura é um paradoxo de pensamento entre os estudantes do tema. Há aqueles que acreditam que a Cibercultura proporcionou maior interação e sociabilidade global e, portanto, ela surgiu como uma ajuda. Contrariamente, alguns pensadores como, por exemplo, Jean Baudrillard vê a nova ferramenta como local de superficialidade, isolamento e repetição.

Vivemos uma nova era onde a pressa e o fluxo de dados imperam. As relações já não são as mesmas. A onipresença das redes sociais proporcionou um grande número de usuários das tecnologias. O vasto campo de troca de informação da Cibercultura pode ser um fator de reflexão, pois, apesar de nos comunicarmos, podemos também está apenas simulando ou sendo enganados pelo internauta do outro lado da tela. Existe ainda a possibilidade de vírus e invasões aos computadores. Um exemplo disso são os crackers que entram na máquina e roubam todos os dados da pessoa levando assim um prejuízo ao usuário contaminado.

A ausência de infecção, para pensadores como Baudrillard, seria um perigo a comunicação, porque permitiria a expansão da Cibercultura e a disseminação da informação de forma “chula”. Ou seja, para Baudrillard, esse excesso de informação é prejudicial a “verdadeira difusão do conhecimento”.

Apesar dos malefícios supracitados, a Cibercultura não é e nunca será um prejuízo a quem faz uso dela. O mundo social mudou permitindo uma permuta entre pessoas de diferentes países. Com a Cibercultura, os jornais não são os únicos meios de comunicação. Pelo contrario, os usuários também são fornecedores de notícias. Assim sendo, há uma possibilidade de filtrar as informações advindas dos meios de comunicação.

É certo que cabe a cada internauta saber utilizar as novas técnicas. É preciso uma adequação as novas formas de comunicar-se. Nada melhor que o dia a dia para transformar tudo em um amplo ciberespaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário